Kati

O kati (jiazii, no dialeto mandarim) é uma sequência de movimentos, cultuada nas principais escolas de artes marciais chinesas (a exemplo do katá, nas escolas japonesas), como forma de preservar esses conhecimentos e, mais que isso,facilitar a sua prática diária. São movimentos especiais -- geralmente os melhores decada escola -- encadeados de acordo com uma orientação em relação aos três planosespaciais e segundo uma ordem rítmica e energética. A sua prática diária dá aoaluno maior concentração, flexibilidade, equilibrio e integridade, melhorando o seu estado geral e a qualidade de seu movimento. As pessoas que praticam regularmente o gadji geralmente têm o corpo mais solto, fluente, alegre, sadio e melhor preparado para a defesa pessoal.

Em suas aulas, o professor Wong procura sempre diferenciar a prática dos movimentos do kati de uma simples ginástica ou sequência coreográfica. No kati se busca sempre a melhora da qualidade interna do movimento e não apenas a perfeição da forma. Quando você pratica o kati, desde o primeiro gesto deve ser alegre, solto e vivo; como se uma luz se acendesse quando escuro, ele costuma dizer.

Na prática do taijiquan se busca o movimento natural, em que o praticante está inteiro, integrado. O professor Wong extrai da tradição oral uma série de referências para avaliar a qualidade de cada movimento. Entre estas referências, ele costuma citar com mais frequência as que seguem.

O kati ensinado atualmente pelo professor Wong é baseado na forma tradicional de 108 movimentos, do tipo médio-pequeno, aprendido na Escola Wu, em Hong Kong, durante os anos 50. A sequência é dividida em três partes. A realização da sequência completa demora cerca de 23 minutos. Cada movimento recebe um nome, descritivo ou sugestivo, como segue abaixo, na tradução de Chow Chin Chien.

1 – Iniciando o taiji
2 – Subindo com as mãos levantadas
3 – Tocando o pi-pá (instrumento musical de cordas)
4 – Dominando a cauda do pássaro
5 – Chicote simples
6 – Vôo oblíquo
7 – Subindo com as mãos levantadas
8 – Grou branco exibindo as asas
9 – Protegendo o joelho, passo inverso (quatro vezes)
10 – Tocando o pi-pá
11 – Soco de deslocar e bloquear, avançando
12 – Parecendo selar e simulando fechar
13 – Conduzindo o tigre de volta para a montanha
14 – Mãos cruzadas
15 – Protegendo o joelho, passo inverso (diagonal)
16 – Protegendo o joelho, passo inverso (girando corpo)
17 – Dominando a cauda do pássaro
18 – Chicote simples
19 – Preparando soco em baixo do cotovelo
20 – Recuando e espantando o macaco
21 – Vôo oblíquo
22 – Subindo com as mãos levantadas
23 – Grou branco exibindo as asas
24 – Protegendo o joelho, passo inverso
25 – Buscar agulha no fundo do mar
26 – Abrindo o leque através das costas
27 – Soco de virar e lançar o corpo
28 – Soco de deslocar e bloquear (recuando)
29 – Dominando a cauda do pássaro (avançando)
30 – Chicote simples
31 – Mãos de nuvem
32 – Chicote simples
33 – Chamando o cavalo por cima (lado esquerdo)
34 – Desviando com o pé (lado direito)
35 – Chamando o cavalo por cima (lado direito)
36 – Desviando com o pé (lado esquerdo)
37 – Girando o corpo, batendo com o calcanhar
38 – Protegendo o joelho, passo inverso (duas vezes)
39 – Soco para baixo, avançando
40 – Soco de virar e lançar o corpo
41 – Chamando o cavalo por cima
42 – Desviando com a mão direita
43 – Batendo com o lado do pé (1ª vez)
44 – Sete estrelas (recuando)
45 – Atacando o tigre (recuando)
46 – Batendo com o lado do pé (2ª vez)
47 – Par de picos penetrando as orelhas
48 – Manta no corpo, desferindo pontapé
49 – Girando o corpo, batendo com o calcanhar
50 – Chamando o cavalo por cima
51 – Soco de deslocar e bloquear (avançando)
52 – Parecendo selar, simulando fechar
53 – Conduzindo o tigre de volta à montanha
54 – Mãos cruzadas
55 – Protegendo o joelho, passo inverso (diagonal)
56 – Protegendo o joelho, passo inverso (girando corpo)
57 – Dominando a cauda do pássaro
58 – Chicote simples
59 – Tocando pi-pá
60 – Cavalo selvagem separando a crina
61 – Tocando pi-pá
62 – Cavalo selvagem separando a crina (três vezes)
63 – Tocando pi-pá
64 – Cavalo selvagem separando a crina
65 – Moça de jade tecendo com lançadeira (duas vezes)
66 – Tocando pi-pá
67 – Cavalo selvagem separando a crina
68 – Moça de jade tecendo com lançadeira (duas vezes)
69 – Dominando a cauda do pássaro
70 – Chicote simples
71 – Mãos de nuvem
72 – Chicote simples
73 – Movimento de abaixar
74 – Galo dourado em um pé (esquerdo)
75 – Galo dourado em um pé (direito)
76 – Espantando o maçado, recuando (três vezes)
77 – Vôo oblíquo (lateral)
78 – Subindo com as mãos levantadas
79 – Grou branco exibindo as asas
80 – Protegendo o joelho, passo inverso
81 – Agulha no fundo do mar
82 – Abrindo o leque através das costas
83 – Soco de virar e lançar o corpo
84 – Soco de deslocar e bloquear (avançando)
85 – Dominando a cauda do pássaro (avançando)
86 – Chicote simples
87 – Mãos de nuvem
88 – Chicote simples
89 – Chamando o cavalo por cima
90 – Palmada na face
91 – Girando o corpo, balançando o lótus (simples)
92 – Protegendo o joelho, passo inverso
93 – Soco apontado para baixo, inclinado (avançando)
94 – Dominando a cauda do pássaro (avançando)
95 – Chicote simples
96 – Movimento de abaixar
97 – Sete estrelas (avançando)
98 – Montando o tigre (recuando)
99 – Girando o corpo, palmada na face
100 – Girando o corpo, balançando o lótus (duplo)
101 – Armando o arco para atirar no tigre
102 – Chamando o cavalo por cima
103 – Palmada na face
104 – Soco de girar e lançar o corpo
105 – Chamando o cavalo por cima (avançando)
106 – Dominando a cauda do pássaro (avançando)
107 – Chicote simples
108 – Reencontro do tai ji