Tui Sau
Trata-se do treino, em duplas, de movimentos básicos de luta, com o objetivo de desenvolver a sensibilidade e o reflexo controlado de defesa. São movimentos flexíveis e suaves, mas capazes de derrotar a força bruta.
O tui-sau, também chamado de quatro cantos, é aprendido por etapas. Nos primeiros meses, os alunos exercitam, individualmente ou em duplas, apenas os movimentos básicos de avançar e recuar, transferindo todo o peso do corpo para a perna da frente ou de trás e girando o tronco nas duas direções laterais para explorar os limites -- sem perder o controle de seu centro de gravidade -- de seus dois movimentos de ataque (à frente) e dois de defesa (para trás).
Progressivamente, o aluno vai incorporando a forma do exercício e então os movimentos tornam-se mais soltos, arredondados e eficientes. Nesta etapa, o aluno está preparado para iniciar o treino livre do tui-sau, em que pode experimentar e aprimorar suas habilidades para receber, neutralizar e acompanhar o movimento do colega.
Embora venha sendo menosprezada por muitas escolas de taijiquan, especialmente no Ocidente, a prática do tui-sau é considerada essencial no aprendizado desta arte. De acordo com o professor Wong, é a prática do tui-sau, com um número bastante variado de pessoas, que ajuda o aluno a entender o verdadeiro movimento do taijiquan, ao colocar à prova todo o seu aprendizado. "O tui-sau explica o movimento do kati", diz o professor.